O Vale é um destino de peregrinação para milhares de empreendedores no mundo. A região possui uma aura mística que fascina qualquer um. A região é tão importante que muitos “vales” já nasceram pelo mundo tentando copiar o ecossistema que existe na Califórnia.

O que é o Vale do Silício?

O Vale do Silício (em inglês: Silicon Valley), na Califórnia, Estados Unidos, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas inovadoras, abrangendo várias cidades do estado da Califórnia, no sul da baía de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de São José.

Google e o Googleplex

Embora este seja um grande desejo da maioria das pessoas. A sede do Google não oferece tours públicos para visitação da empresa, pois, embora o ambiente seja colorido e divertido, os funcionários ficam concentrados durante o horário de trabalho. Por isso, não seria justo atrapalhar o desenvolvimento de tanta coisa bacana com centenas de pessoas invadindo os escritórios, não é mesmo? Mas o Google sabe que as pessoas têm curiosidade e querem se aproximar da empresa e, por isso, disponibilizou uma loja onde é possível comprar várias lembranças com o logo da empresa e seus produtos (porém o acesso a ela só é feita através de um convite impresso pelo funcionário responsável pela sua estadia – com sorte talvez você consiga algum jogado no lixo do lado de fora da loja ou alguém disposto a compartilhar esse pequeno pedaço de papel). Talvez a empresa também lance alguma novidade com a sua nova sede que você pode ver mais detalhes clicando aqui.

Apple Store

Já a Apple possui uma loja em sua sede onde a entrada é aberta e é possível encontrar lembranças como camisas, copos, roupas para bebês com a marca da empresa e alguns acessórios para o seu gadget preferido, porém essa loja não oferece os principais produtos como iPhones, iPads, iPods e Macs pois trata-se de uma loja “turística”. O endereço está no mapa acima e deve mudar assim que a empresa lançar a sua nova sede em forma de círculo futurístico que você pode conhecer no vídeo abaixo e saber mais clicando aqui.

Facebook

Outro não muito receptivo aos turistas é o Facebook que está hoje instalado em um prédio sisudo e sem muito link com o espírito da empresa, mas a empresa cresceu tanto que será obrigada a se mudar e já está preparando um belo tapa no visual, veja no vídeo abaixo ou confira mais detalhes aqui.

Como o vale adicionou o Silício ao nome?

O termo “Vale do Silício” foi utilizado pela primeira vez pelo jornalista Don Hoefler, em 1971, em uma série de artigos denominado “Silicon Valley U.S.A” escrito para o Electronic News.

Esse termo referia-se à uma certa região localizada na baía de São Francisco, que naquela época já era o lar de nomes promissores na indústria como a AMD e a INTEL, que utilizam o silício como principal elemento na composição dos chips fabricados.

Turismo

Muitos empreendedores, curiosos e entusiastas saem do Brasil todos os anos para visitar essa região dos Estados Unidos. Se você tem alguma dúvida de que vale conhecer essa área da Califórnia, veja aqui alguns motivos que selecionamos para você:

#1 As Universidades
Entre as entidades que mais influenciam um ecossistema empreendedor, junto com o poder público, estão as universidades. E no Vale do Silício a história não é diferente. São diversas universidades, faculdades, centros de estudo e pesquisa que revelam anualmente projetos que podem se tornar startups bilionárias em poucos anos. Entre as principais está Stanford, berço de startups como Instagram, Facebook e Snapchat.

#2 Ideias não valem nada
O que vale mesmo é a execução, que vem para premiar os mais resilientes e corajosos a ponto de tirarem as ideias da cabeça e do papel para colocaram em prática. Todos nós temos ideias o tempo todo. No papel e na imaginação tudo é possível, mas é só colocando em prática no mercado que você poderá efetivamente testar a viabilidade do negócio.

#3 Mente aberta
A cabeça aberta das pessoas é um ponto chave para o sucesso do ecossistema do Vale do Silício. Empreendedores altamente disruptivos como Elon Musk poderiam ser ignorados em ambientes menos propensos a inovação. Conhecer um ambiente carregado desta mentalidade com certeza muda a forma de pensar: evitar o julgamento é pré-requisito para quem se estabelece na região.

Fonte: Acelera Startups no Vale do Silício

Anúncios